CONTROLADORIAS MUNICIPAIS CEARENSES CRIAM CONSELHO LOCAL PARA DEBATER TEMAS RELACIONADOS AO CONTROLE INTERNO MUNICIPAL
Visando o aprimoramento das atividades de controle interno e, por conseguinte, os avanços nos instrumentos de governança e combate à corrupção, as controladorias municipais do Aracati, Caucaia, Fortaleza, Eusébio, Aquiraz, Sobral, Crato e São Gonçalo do Amarante, encontraram-se no último dia 06 de julho, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, no “1º Encontro das Controladorias dos Municípios de Maiores PIB do Ceará”, e decidiram criar o Conselho de Controle Interno dos Municípios do Ceará-COCIMCE. Uma das suas missões é a aproximação e reprodução das práticas e entendimentos exarados no CONACI (Conselho Nacional de Controle Interno) para os Municípios cearenses. O COCIMCE também trabalhará em prol do fortalecimento e defesa das controladorias municipais e a criação de comunicação institucional com órgãos de controle externo para uma relação harmônica e republicana.
Inicialmente o COCIMCE focará suas atividades no sentido de oficializar sua criação e dar ordenamento aos processos internos, além de incentivar a filiação de novos membros para a garantia da replicação dos diálogos.
No primeiro encontro, já foi constituído o grupo gestor, ficando com a Presidência a Controladoria e Ouvidoria Geral do Aracati; Vice-Presidência com Caucaia; as Secretarias com Fortaleza e Aquiraz; a Tesouraria sob a responsabilidade de São Gonçalo do Amarante.