COGEM FIRMA COOPERAÇÃO TÉCNICA COM A CGU
A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município assinou termo de Cooperação Técnica entre o município do Aracati e a Controladoria Geral da União no Ceará. Estavam presentes além do Controlador Geral do Município, Rodrigo Mesquita; o Superintendente da Controladoria Geral da União no Ceará, Roberto Vieira Medeiros; o Secretário da Casa Civil, Guilherme Bismarck; a Chefe de Gabinete, Roberta Cardoso; além de Secretárias e Servidores Municipais.
O acordo formalizado visa aproximar a COGEM e a Controladoria Geral da União (CGU) firmando estrategicamente parcerias e ações, realizando auditorias conjuntas, sanando dúvidas entre as controladorias, fiscalizando os recursos federais que são repassados ao município. Aracati ganhará pela troca de inteligência e planejamento em conjunto, além da aproximação entre as duas instituições.
O acordo realizado possibilita visitas técnicas de auditores, proporcionando um trabalho de prevenção e de capacitação de gestores municipais, contribuindo com a melhoria na distribuição e nos investimentos dos recursos públicos federais. Para Roberto Vieira Medeiros, Superintendente da Controladoria-Regional da União no Ceará, a Controladoria é um canal de comunicação do cidadão com o gestor: “A minha equipe de auditores irá conversar com a equipe de auditores do município e definir a melhor estratégia a ser empregada, compactuando com a transparência pública, e, quem sabe, distribuir funções e atividades, capacitando secretários e outros gestores municipais”, ressalta Roberto Medeiros.
O acordo técnico de cooperação mostra a preocupação da gestão atual com a população aracatiense, além de respeitar os avanços na transparência municipal, firmando parcerias e capacitando secretários. Segundo Rodrigo Mesquita, Controlador Geral do Município, Aracati é cidade de referência em todo o Litoral Leste do Estado, sendo um importante momento de aproximação até mesmo com outros municípios vizinhos: “Toda a inteligência que será trocada e qualquer atividade realizada entre a CGU e a nossa Controladoria será repassada aos outros municípios da região.”, destaca Rodrigo Mesquita.